terça-feira, 2 de abril de 2013

Receita do casaquinho de tricô Tilda

Meninas, demorei mas apareci!
Tricô é uma de minhas maiores paixões, e quando vi a Tilda do livro novo, Sommerliv, de cardigã de tricô fiquei muito empolgada, afinal juntar duas paixões é o máximo.
Confesso que deu um pouco de trabalho pois o livro está em norueguês e ao traduzir a receita muitas coisas ficam incompreensíveis, depois de muito discutir com várias amigas cheguei a uma receita que ao menos para mim deu certo. 
E pra quem ainda não conseguiu a receita vou disponibilizá-la aqui.
Espero que vocês entendam, tentei ser o mais clara possível.
Qualquer dúvida deixem recado que eu vou tentando esclarecer.

 variação com pontinho arroz

original

E aqui a receitinha:

Cardigã Tilda

Material utilizado: agulha nº 3 e lã fininha, usada para bebês

Mangas: Coloque 14 pontos na agulha e tricote duas carreiras em ponto barra 1/1. Tricote mais 18 carreiras; direito em ponto meia, avesso em tricô.
Na 21ª carreira arremate os dois primeiros e tricote os demais.
Na 22ª carreira arremate os dois primeiros e tricote os demais.
Faça a outra manga do mesmo jeito e deixe os pontos em espera numa agulha reserva.

Corpo: Coloque 48 pontos na agulha e tricote duas carreiras em ponto barra 1/1. Tricote mais 16 carreiras; direito em meia, avesso em tricô.
19ª carreira: tricote os 11 primeiros pontos, arremate 4, tricote 18 pontos, arremate mais 4 e tricote os 11 pontos restantes.
2Oª carreira: tricote os 11 pontos, coloque uma manga na agulha tricotando os 1O pontos, tricote os 18 pontos, coloque a outra manga tricotando os 1O pontos e tricote os 11 pontos restantes.
*A partir de agora siga a seqüência abaixo: Leia-se: pt (ponto) e pj (dois pontos tricotados juntos)
21ª carreira: 1O pt, 2 pj, 8 pt, 2 pj, 16 pt, 2 pj, 8 pt, 2 pj, 1O pt
22ª carreira: 9 pt, 2 pj, 2 pj, 4 pt, 2 pj, 2 pj, 14 pt, 2 pj, 2 pj, 4 pt, 2 pj, 2 pj, 9 pt
23ª carreira: 8 pt, 2 pj, 2 pj, 2 pt, 2 pj, 2 pj, 12 pt, 2 pj, 2 pj, 2 pt, 2 pj, 2 pj, 8 pt
24ª carreira: 7 pt, 2 pj, 2 pj, 2 pj, 2 pj, 1O pt, 2 pj, 2 pj, 2 pj, 2 pj, 7 pt
25ª carreira: 7 pt, 2 pj, 2 pj, 2 pj, 6 pt, 2 pj, 2 pj, 2 pj, 7 pt
26ª carreira: arremate os 3 primeiros pontos e tricote os demais – cava da gola
27ª carreira: arremate os 3 primeiros pontos e tricote os demais – cava da gola
28ª carreira: arremate os 2O pontos restantes.

* Ponto arroz: 1 ponto em meia outro em tricô, no avesso onde for meia fazer tricô e onde for tricô fazer o ponto meia.

Mãos à obra!!!

Ps: na receita eu não disse mas depois de pronto é só fechar as mangas e arrematar as pontas! 

29 comentários:

  1. Oi Delma,
    Você sumiu mesmo! Nada sei de tricô só sei que tenho bom gosto e eu gostei, ficou graciosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Delma...
    Ficou linda a tua tilda... Eu fiz somente um casaquinho em trico, mas ainda não fiz a tilda.
    Obrigada por compartilhar esta receita...
    Bjs...
    Mariane

    ResponderExcluir
  3. Amei! Tô louca pra fazer uma. Obrigada por compartilhar. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga o casaquinho já fiz,obrigado pela receita.Só que não tenho o molde dessa tilda você consegue me enviar?Muito agradecida!!

    ResponderExcluir
  5. Que fofura ficaram estas Tildas!! Obrigada por compartilhar a receita do casaquinho, vou tentar fazer - esta Tilda está me tirando o sono!! O livro todo é lindo, queria não precisar dormir e fazer tudinho!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que trabalho mais delicado. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo, manjo um pouco de trico, mas faço pelo que minha mãe me ensinou qdo cç rss, não sei tirar receitas kkkk.
    Amiga saudades de ti....
    Ficou lindo a Tilda e casaquinho, vc é demais !
    E qto capricho, bjs no seu coração
    Dri :)

    ResponderExcluir
  8. Muchas gracias por poner en tu blog la intrucciones del cardigan. Te ha quedado preciosa. Me he animado y me voy a poner a la tarea. Un saludo. Bsss

    ResponderExcluir
  9. Puxa, que sorte encontrar teu blog!
    Andava tentando fazer esse casaquinho sem muito sucesso! Obrigada por compartilhar!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Delma deixei um recado anteriormente mas não publicou, gostaria de dizer que consegui fazer o casaquinho de tricô Tilda, fiquei muito feliz, pois adoro tricô, mas tenho dificuldade em entender as receitas e a que você postou ficou muito clara e objetiva, gostaria muito de agradecer!
    Aninha Costa

    ResponderExcluir
  11. oi Delma! que amor ficou né?
    O primeiro que eu fiz sofri pra caramba pq fazia quase 20 anos que nao fazia trico, depois da vontade fazer um montão né?
    Adorei o que vc fez em ponto arroz!
    Beijão da Pri

    ResponderExcluir
  12. Meninas fico muito feliz em saber que de alguma forma vou colaborar com vcs!
    Um beijo a cada uma que passou por aqui e deixou um recadinho carinhoso!
    Obrigadinha!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Vim conhecer o seu blog e já estou te seguindo. Adorei! Tudo muito perfeito por aqui. Te convido a me fazer uma visita e conhecer o meu cantinho.
    Um super beijo
    http://artinfelt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei a sua receita> Obrigada por compartilhar,beijinhos Andrea

    ResponderExcluir
  15. Que legal!!!!!!!Queria eu entender de tricô!kkkkkkkkk
    Mas ficaram lindos nas 2 versões!Parabéns!
    Beijos!
    donnadular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Que blog lindo! Adorei tudo por aqui. Já estou lhe seguindo para não perder de vista.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    seu trabalho é lindo! Comprei minhas primeiras revistas com moldes de Tilda, estou ansiosa para fazer uma.
    A receita do casaquinho é um presente.

    Adorei.

    Lauriane.

    ResponderExcluir
  18. Delma eu estava procurando q nem louca a receita desse cardiga e fui encontrar bem no seu blog, q maravilha! Muito obrigada por dividi- la conosco, vc é muito generosa. Vou começar minha Tilda pelo casaquinho

    ResponderExcluir
  19. adorei encontrar a receita do casaquinho aqui. Coloquei um link no meu blog, para a sua receita. Se tiver algum problema é só avisar que retiro.
    bjos
    Denise

    ResponderExcluir
  20. Olá Delma!Adorei o teu blog, muitas coisas lindas amigaaa!! Esse cardigã que tanto queria aprender e com essa ótima explicação fiz bem direitinho e adorei o resultado! Fica o convite para ir lá no meu blog e conferir essa aulinha que passastes e que vou passar a diante com o teu link, é claro. Quero te convidar para curtir a Fan page Chita Desfiada, minha página no face. Muito obrigada. Um abraço amiga!

    ResponderExcluir
  21. Olá Delma, adorei teu artesanato, o Blog é maravilhoso...Adorei a receita do casaco da
    Tildas, agora posso fazer sem medo... Beijos Jú D'Andrea

    ResponderExcluir
  22. Delma, minha querida !
    Ameiiiiii seu blog e seus maravilhosos trabalhos !!!
    Menina ...quanto capricho !!!
    Eu estava a procura de como confeccionar este cardigã Tilda...
    E você me faz um presente destes !!!
    Vou tentar fazer...agora acho que sai .
    É um imenso prazer passar a ser sua mais nova seguidora!

    Grande beijo!

    Sonia Faria

    ResponderExcluir
  23. Grata por compartilhar,,,, lindo blog ja estou seguindo.. convido você a visitar o meu blog também bjs

    ResponderExcluir
  24. olá...Fiquei doidinha quando vi a receita do casaco,corri fazer e deu tudo certo...Obrigada por partilhar.Seu trabalho é muito bonito...parabéns...bjs. Isabela

    ResponderExcluir
  25. Oi Delma, desculpe que nunca te agradeci a receita do casaquinho da Tilda! Acontece que eu imprimi a receita e la nao diz o teu nome e eu estava ate agora tentando te encontrar e agora que vi o teu nome e a receita, te encontrei finalmente!
    Eu nao tinha a la fininha e fiz com uma vermelha mas bem mais grossa e ficou muito comprido, agora recebi a linha perfeita na minha encomenda do Knit Picks e vou fazer outro e vou te enviar a foto, uma bom dia, bom fim de semana e muito SUCESSO! bjs e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Obrigada pela generosidade, amei seus casaquinhos e o de ponto arroz é mais fofo ainda! Parabéns pelos mimos! Agora vou conhecer mais de seu cantinho que está me encantando. bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá Delma!!!Como vai???Amei seu blog.Parabéns!!!Obrigada por compartilhar a receita. Você sabe me dizer por quanto posso vender um casaquinho desses??? Se puder me dar uma idéia eu agradeço muitos bjos....Jackie. email:artejackie@ig.com.br - blog artejackieatelie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Por favor, eu não sei fazer tricot, mas gostaria de encomendar 10 casaquinhos, quem pode fazer para mim/
    Obrigado
    Magda

    ResponderExcluir
  29. AMEI seu blog,o casaquinho perfeito,vou tentar fazer,MUITO OBRIGADO!!!